quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mestrado em Comunicação da UFSM promove II Ciclo de Debates em Comunicação


O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFSM promove no próximo dia 06 de novembro, sexta-feira, o II Ciclo de Debates “Mídia e Sociedade”. As palestras iniciam às 14h, no Auditório do Departamento de Química, no campus. O evento, que tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS, terá nesta edição palestras com os pesquisadores Moisés Martins e Jean-Martin Rabot, ambos do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, em Portugal.
Martins irá abordar o tema “Espaço Público e Media: da crise do Estado à crise da cultura”, enquanto Rabot irá discorrer sobre “As figurações da monstruosidade nos media”. As inscrições devem ser feitas antecipadamente na Secretaria do Mestrado, no Prédio 21 do campus. O evento é destinado a estudantes de Graduação e Pós-Graduação, professores e profissionais das áreas da Comunicação, Ciências Sociais, Filosofia, História, Letras, Psicologia e demais interessados.

EVENTO: II Ciclo de Debates “Mídia e Sociedade”, do Mestrado em Comunicação Midiática da UFSM
DATA: 06/11/2009 – sexta-feira
LOCAL: Auditório do Departamento de Química – UFSM (campus)
HORÁRIO: 14h
INSCRIÇÕES: Na Secretaria do Mestrado – Prédio 21, a R$ 5,00 (com direito a certificado de participação) ou pelo email eventos.ppgcomufsm@gmail.com, com nome, RG, curso, instituição e nome do evento. A inscrição feita por email poderá ser paga na hora da palestra.

PALESTRANTES:

1.Moisés Martins
Professor catedrático da Universidade do Minho e Diretor do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS).
Tema: Espaço Público e Media: da crise do Estado à crise da cultura

2.Jean-Martin Rabot
Professor de Sociologia e Investigador no CECS (Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade) do Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga – Portugal.
Tema: As figurações da monstruosidade nos media

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A vida

Felicidade é um conceito muito relativo. O que é felicidade pra uns, não é para outros. O que faz alguém feliz, pode não ter significado para outra pessoa. Há quem diga que ser feliz é um estado de espírito e que independe de fatores externos. Outros acreditam que a felicidade é feita de momentos. Eu não sei ainda qual meu conceito de felicidade. Mas sei o que me faz feliz. E uma das coisas que mais me deixam felizes é o sabor de uma conquista, ainda mais quando ela foi muito batalhada, planejada, sonhada. Essa semana, em um mesmo dia, na verdade, pude experimentar sentimentos extremos e antagônicos. Segunda-feira foi um dia doloroso até uma certa hora. Havia vivenciado uma situação muito chata, deparado com uma realidade muito dolorosa. No entanto, antes que o dia terminasse, recebi uma das melhores notícias dos últimos tempos. Essa verdadeira dádiva, daquelas que chegam na hora certa, quando mais precisamos, tem um sabor muito especial. Ela veio para me mostrar que as escolhas mais importantes que fiz do ano passado para cá valeram muito a pena. Não vai mudar minha vida, mas me assegura tranquilidade para fazer o que venho sonhando há anos. O gostinho que senti foi de vitória, e é só o começo de uma trajetória que eu escolhi pra mim e que as oportunidades me proporcionaram como recompensa por muita dedicação e perseverança. Fez até com que eu esquecesse as agruras que uma segunda-feira triste. Entre a decepção do começo da tarde e a alegria da noite, teve a chuva que veio para certamente varrer da minha vida o que me angustiava há meses. Essa definição da chuva como limpeza quem me lembrou foi uma amiga usando as sábias palavras de seu avô. "A chuva cai para livrar a terra dos problemas", ou algo assim... As experiências dessa semana me deixaram um tanto sentimental. É a vida...