sexta-feira, 27 de março de 2009

Bem-vindos ao twitter


Esta semana o Maurício, meu colega de mestrado e de blogosfera, apresentou-me a nova coqueluche da web. Ele mesmo estava naquele momento descobrindo o novo "dispositivo", para usar um termo da moda na pesquisa em comunicação. À primeira vista, parecia até meio simplório, mas na medida em que comecei a ampliar minha rede de "following" e "followers", comecei a achar interessante. Aparece, do nada, gente muito bacana, que encontra algum post ou coment nosso em algum lugar da rede, e nos acessa no twitter. Ou seja, os encontros são por afinidade, e perdem o sentido se forem movidos apenas pela ânsia de mostrar números. Bem diferente do orkut, em que existe uma competição velada pra ver quem tem uma rede maior e onde a interação resume-se a contatos superficiais. No twitter, para quem ainda não conhece, você segue e é seguido por outros membros através da postagem de pequenos textos ou links que abrem uma gama enorme de outras trocas. Um "update" no twitter pode me levar a um blog, a um site de notícias que eu não conhecia, a uma outra rede social, enfim, uma infinidade de possibilidades hipertextuais. Confesso que já estou viciada! Depois do msn, é o meu segundo atalho ao conectar o pc. Já desbancou o orkut, que acesso mais por hábito do que por verdadeiro interesse. Quem quiser saber mais sobre as possibilidades, leia os posts do Maurício em http://turbilhaoideias.blogspot.com/.

2 comentários:

de mau humor disse...

Eu não vejo muita afinidade no twitter e por enquanto não me empolguei com o troço.O melhor realmente são os links de coisas interessantes e as potencialidades jornalísticas porque ficar lendo o que as pessoas estão fazendo é chato.

Luciana Carvalho disse...

Sil, concordo que o legal são os links para blogs e informações que nos interessam em nossos "following". É que tem gente que leva ao pé da letra a perguntinha "what are yoiu doing?" e aí realmente vira um BBB.