sábado, 21 de agosto de 2010

O poder dos blogueiros

Há poucos dias descobri um blog muito bacana, chamado De Chanel na Laje. Um dos posts traz um desabafo de uma leitora que me sensibilizou muito. Ela fala de sua compulsão por comprar, que a deixou super endividada, atribuindo parte da culpa aos blogs de moda. Taí algo interessante - um blog pode ser tão ou mais influente que uma telenovela na vida de alguém, e o mercado está atento a isso. Creio que isso é uma questão e tanto para se pensar. O problema é que tem muita gente ingênua que esquece que, mesmo em um espaço aparentemente tão inocente quanto um blog, existem por trás pessoas em busca de vários valores, como reputação, prestígio, status ou simplesmente lucro. Em muitos casos, há organizações com grandes interesses comerciais por trás de um post.
Tendemos a ver na internet - na blogosfera e redes sociais, principalmente, o supra-sumo da diversidade de opinião, com a possibilidade de as pessoas se tornarem mais críticas com acesso a tantas informações. Tudo parece tão diferente do que era quando tínhamos apenas as mensagens da mídia de massa. Durante anos se criticou a tv por ditar aquilo que as pessoas devem fazer, comprar e pensar. Achamos que na internet não seria assim. No entanto, o mundo não mudou tanto assim. Ele se sofisticou. Na verdade, o capitalismo que movimenta nossa sociedade está cada vez mais complexo, e sem perceber estamos todos, mesmo quando nos colocamos contra esse poderoso sistema, mergulhados em suas entranhas. Temos liberdade de nos expressar, mas pagamos um preço. Em alguns casos, damos em troca nosso estilo de vida. 
Sei que ninguém é um tabula rasa sujeita a influência implacável dos poderosos meios de comunicação. Fosse assim, e ainda estaríamos estudando a Comunicação do  ponto de vista da teoria da Agulha Hipodérmica. No entanto, não dá para ignorar o poder que palavras e imagens bem colocadas exercem sobre nós. A comunicação mais dialógica das novas mídias, podemos ver aos poucos, pode ser muito mais poderosa que a tradicional emissão de mão única da mídia massiva. Confesso que alguns blogs de moda, que conheci há pouco, são muito sedutores. Dá vontade de se vestir como as blogueiras, comprar aqueles produtos "bafo" com preços "honestos" que elas despretensiosamente indicam... Parece que aquele é o lifestyle ideal e o único possível. É justamente aí que reside o poder dos blogs, que as marcas estão percebendo e sabendo utilizar tão bem. Blogueiro agora é tratado como celebridade, e isso não só no mundo da moda, mas do jornalismo, da política etc. Não é à toa. Esses novos "formadores de opinião" da era digital estão em alta. São gente como a gente, falam nossa língua, diferente do discurso publicitário tradicional, descaradamente persuasivo. A onda agora é ser levado a consumir sem que percebamos que estamos sendo convencidos a isso. É como se um amigo estivesse nos influenciando. Dá menos culpa. É mais cool
Não estou querendo desmerecer o uso comercial dos blogs, o que pode ser muito legítimo. Mas chamar atenção de quem ignora a intenção por trás de alguns posts. Nem sempre o blogueiro é sincero ou independente. Às vezes, é apenas o ventríloquo de seu patrocinador. Se você for se endividar porque não resiste à recomendação da sua blogueira favorita, ao menos pense um pouco antes de seguir suas dicas de compra. E tenha consciência do objetivo do blog. Um dos textos do De Chanel na Laje aborda justamente essa questão. Vale a pena refletir.

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