segunda-feira, 13 de abril de 2009

Melancólica, mas feliz

Melancolia. Esta a palavra que melhor se aproxima do meu estado de espírito nesta segunda-feira. É que segunda já é um dia chato, mas depois de um feriadão, mais chato ainda. Viajei quinta, voltei ontem, ainda estou no ritmo de descanso. Mas estou mais melancólica pelas notícias ruins do fim de semana envolvendo pessoas próximas. Não, felizmente tive a sorte de não perder ninguém querido. Mas ouvi histórias muito tristes, de amigos que perderam amigos, ou de conhecidos que perderam parentes. A primeira tragédia foi com uma família inteira. Mulher que vai com a mãe visitar a irmã e ocorre um acidente que a leva a morte, junto com um sobrinho. A segunda envolve um colega de profissão, amigo de muitos amigos meus, que aos 26 anos morre em uma pescaria, tragicamente, junto com o pai e sob os olhos do irmão gêmeo. Por fim, a última notícia mórbida do fim de semana foi da morte repentina de uma amiga de minha mãe, mãe de uma conhecida minha. Nossa! Todos os dias, eu sei, acontecem casos assim com milhares de pessoas no mundo. Mas, quando a morte passa perto da gente, só nessas situações, é que a gente se dá conta de nossa finitude. Dá insegurança, sensação de impotência diante do nosso destino (seja lá o que isso quer dizer), mas também nos dá coragem de viver, no sentido mais amplo da expressão. Tudo se torna menor diante do que realmente importa nesta vida. Apesar da melancolia, estou feliz por estar viva e por ter tantos motivos para sorrir.

2 comentários:

Flávia Fayet disse...

Não é só vc q tá se sentindo assim... Desde quinta-feira tb ando depre pelos mesmos motivos! Fiquei tão abalada com o acidente que vitimou a Angela, embora a conhecesse só d vista, depois o teu colega de profissão que tb era amigo de umas amigas minhas... Tentei curtir o feriadão ao lado de pessoas queridas, dando mais valor à elas, mas volta e meia meu coração ficava apertado lembrando de tanta tragédia q havia acontecido... É Luciana, não somos nada!!! Então "amos viver tudo que há pra viver, vamos nos permitir..." Beijos

Luciana Carvalho disse...

É isso mesmo, Flavia. Não tem outro jeito!
bjs