domingo, 3 de maio de 2009

Viva a Feira do Livro


Adoro uma feira do livro! Não uma em especial, mas adoro feiras do livro... Gosto do clima da praça, a movimentação que toma contadas cidades quando um evento como esse é desenvolvido. Apesar de ter morado em Santa Maria por quatro anos, no tempo da faculdade, não tinha ainda vivenciado muito a cena cultural da cidade, e a feira do livro era algo que não me chamava tanto atenção na época... e há mais de 10 anos ela era bem incipiente ainda. Pois semana passada estive na Praça Saldanha Marinho na quinta, dei uma olhada, comprei alguma coisa. Na sexta, levei minha filha. Ela ficou encantada! E eu, ao ver o quanto a feira cresceu por aqui, também. Claro que tem muito o que crescer ainda, mas notei a evolução e gostei. Guardadas as devidas proporções, matei um pouco a saudade da Feira de Porto Alegre, que é simplesmente tudo de bom, gigantesca e melhor a cada ano. E lembrei com carinho da Feira de São Gabriel, que apesar de engatinhar, se continuar sendo realizada por gente de vontade como tem sido nas primeiras edições, irá se consolidar. Lembro da sensação de ver a praça de minha cidade natal tomada pela cultura. O livro, claro, é o protagonista das feiras, mas não são só as bancas dos livreiros e editores que encanta. É a presença das crianças, das famílias, da música, do teatro, do bate-papo descontraído, enfim, é como se voltássemos a uma outra época. Dá aquele gostinho de interior, mas também faz com que mesmo no interior nos sintamos um pouquinho cosmopolitas. Nada como uma feira do livro pra fazer esquecermos um pouco as mazelas do mundo e tocarmos de leve no encantamento, algo que a cada dia parece mais raro de se experimentar.
P.S.: A foto ali acima foi feita pela Gabriela (6 anos).

2 comentários:

de mau humor disse...

O que tu tá segurando nessa foto, um livro dentro de um plático? nananana...
Legal ver teu entusiasmo com a Feira. Semana passada recebi um questionário de uma estudante de jornalismo perguntando o que eu mais gostava da Feira do Livro. Não titubeei em responder: encontrar pessoas legais. Amo ir na Feira porque sei que sempre vou encontrar conhecidos e amigos. É óbvio que os livros são importantes, mas se não houvesse as pessoas, não haveria feira.

Cristian Ribas disse...

Sou suspeito pra falar de feira do livro. Em Guaíba, minha terra natal, está acontecendo nessa semana. Me sinto como um pinto no lixo... rsrsrs pena que não se valorize, nessa geração que se quer tudo pronto, o maravilhoso ato da leitura. Bjos!!! E recomendo os sebos tb!!!