segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Tristezas do cotidiano

Manifestantes de mãos dadas por mais segurança. Foto de Fabiano Dallmeyer

Notícias muito tristes nos últimos dias em Santa Maria. A cidade cultura, universitária, agora ganha as manchetes por conta da violência. Crimes ocorrem todos os dias, mas quando o palco é o Calçadão, ponto de encontro dos jovens, local de tomar chimarrão e celebrar a vida, inevitável a comoção popular. Depois da agressão a um rapaz por um grupo de jovens, a morte de um universitário a facadas em um assalto. 
Hoje uma caminhada reuniu 300 pessoas pedindo paz e mais segurança por parte do poder público. A ironia é que foi prometido mais policiamento depois da briga de dias atrás, o que pelo jeito não se cumpriu, e na caminhada de hoje era grande a presença de PMs. Outro fator de indignação é a informação de que o atendimento ao jovem ferido na última madrugada teria demorado 25 minutos, resultando em sua morte a caminho do hospital. 
O crime lembra um outro ocorrido há poucas semanas, quando um militar reformado foi morto a tiros após reagir a um assalto. Infelizmente o que nos resta é pedir mais segurança, policiamento, mas sabemos que isso não combate as causas, que são muito mais complexas e profundas. Relatos de assaltos a taxistas são comuns, e sabemos que a maioria dos assaltantes buscam dinheiro para trocar por drogas pesadas. Por trás disso, o abandono, a desigualdade de oportunidades, a falta de educação e amor na infância? 
Difícil ser feliz hoje em dia, viu? Todo dia relato de abuso de menores, estupro dentro de casa, pai que mata a própria filha por dinheiro, uma banalização total da vida. Dá uma sensação de descrença na humanidade que dá medo de viver. É a tragédia fazendo parte do cotidiano.