sábado, 12 de janeiro de 2008

Que tal sermos resilientes?

Lendo uma revista* outro dia encontrei uma palavra que até já havia visto em algum outro lugar, mas que não me havia ainda feito sentido. Como o tal vocábulo era exatamente o tema central da matéria em questão, desta vez não me passou despercebido. Pois bem. O termo em questão era “resiliência”. Palavra até bem pouco tempo restrita ao campo da Física, agora está se tornando um verdadeiro modismo em diversos campos das Ciências Humanas, e começa a se popularizar.
Na Física, resiliência é a capacidade de determinados materiais de resistirem a choques, voltando a sua forma original. Nas áreas humanas, que adotaram o termo, está sendo associada à capacidade das pessoas de enfrentarem bem situações difíceis e saírem delas mais fortalecidas. Como dizia na matéria que li, é o famoso “sacudir a poeira e dar a volta por cima”.
Fiquei pensando sobre as características que tornariam uma pessoa mais resiliente, e no quanto o mundo pós-moderno em que vivemos exige cada vez mais gente com este perfil. Não é a toa que este é hoje um atributo bastante valorizado na área da gestão. Psicólogos e especialistas em Recursos Humanos vêm se debruçando sobre o termo, a fim de trabalhar a resiliência no mundo dos negócios e na vida pessoal de seus clientes. Numa sociedade multifacetada como a nossa, cheia de diferenças e com tanta informação disponível ao mesmo tempo, ser resiliente é uma necessidade. Mas, afinal, o que é ser uma pessoa resiliente? Adaptar-se às situações, não desanimar, não se fazer de vítima diante das adversidades, ter iniciativa, aprender com os erros... Está aí um bom desafio para um começo de ano!

*Revista “Vida Simples” – Editora Abril
(http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/061/01.shtml)

2 comentários:

Gabi Ferrony disse...

Lu,

como sempre amei teu texto !! Assisti a uma palestra no ano passado sobre resiliência aplicada a profissão de professor universitário. Foi maravilhoso, até pelo fato de apesar de até então eu não fazer idéia do que se tratasse, eu já aplicava ela no meu dia-a-dia entende ? Gosto dessas "teorias",idéias e afins que nos ajudem a tocar em frente !

Muito bom, muito bom mesmo !

Beijos,

Gabi

Jo Macedo disse...

Lu...querida...
Já ouviste isso muitas vezes!!! Mas o que é bom...sempre vale a pena repetir!!! A-do-ro teus textos!!! Simples, verdadeiros, diretos, despretenciosos...acho que isso os torna tão atraentes e elegantes...e deve ser isso tb que me impulsiona a buscar teus escritos, sempre que tenho uma folguinha...a identificação com a nossa parte mais profunda e humana, infelizmente, nem sempre acessível!!!
A resiliência é um termo que a psicologia, há muito, tomou "emprestado" da engenharia...essa incrível capacidade que temos de nos abastecer dos contextos, climas ou pessoas que nos acolhem é o que nos torna resilientes!!! Essa potencialidade para a recuperação de nossa força interna e para a ressignificação dos eventos desagradáveis da nossa vida é resiliência...sem ela...como sobreviveríamos???
Querida...teres este veículo na mão e utilizá-lo positivamente, informando e fortalecendo os sujeitos, no enfrentamento do seu cotidiano, nem sempre muito fácil, é o que te torna uma profissional séria, competente e comprometida com aquilo a que te propuseste...
Espero que jamais desistas!!!
Bjks no teu coração resiliente!
Jo