segunda-feira, 21 de julho de 2008

Copia e cola: burrice escolar tá na moda

Em tempos de "CTRL V" / "CTRL C", virou moda estudantes utilizarem-se de sites de busca para pesquisar na internet temas de seus trabalhos escolares. O problema é que, sem uma pesquisa crítica, tem muita gente "aprendendo" tudo errado. O tema é tão preocupante que tem professores e escolas mundo afora banindo da vida escolar consultas a wikipedia e google. Na verdade, a internet facilitou muito e também ajuda um monte na hora de se fazer um trabalho de pesquisa. O que não pode ocorrer é o estudante limitar-se a copiar o que encontra, sem contrapor versões diferentes ou no mínimo descionfiar do que lê.
O link abaixo é de uma notícia sobre reunião que debateu o tema na SBPC.

http://cienciahoje.uol.com.br/123825

3 comentários:

Anônimo disse...

muito preocupante, mesmo na universidade ainda tem gente dependente do ctrlC ctrlV

Lucas Fernandes disse...

Concordo plenamente contigo. A internet é uma ferramenta útil. Contudo, a grande maioria dos estudantes a utiliza de maneira equivocada e tendenciosa.

Além de discernimento, falta a alguns, vergonha. Afinal, é muito fácil copiar e colar, retirando os méritos e direitos de quem escreveu.

Ótimo você ter tocado neste assunto. E parabéns pelo blog. Tem muita qualidade.
___________________________________
http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

Anônimo disse...

è mesmo preocupante a questão do ctrl C ctrl V, trabalho com adolescentes em um projeto da Fundação Abrinq e vejo como eles têm dificuldade em raciocinar, pensar, é uma dificuldade, além disso o senso crítico deles não chega a ser explorado no copiar colar.