quinta-feira, 24 de julho de 2008

Ombudsman na tevê

Dá uma olhada nos seguintes tópicos:

-relevância para o exercício da cidadania;
-importância cultural e artística;
-credibilidade e interesse público das informações;
-equilíbrio e independência jornalística;
-potencial de entretenimento;
-utilidade comunitária;

Já imaginou uma programação de tv que atenda a estes quesitos e ainda tenha qualidade técnica? Parece utopia, né? Mas é com estes critérios que o novo ombudsman da TV Cultura, o jornalista Ernesto Rodrigues, vai assistir, para poder avaliar com olhos de telespectador dos mais exigentes, a programação da emissora. Pra quem não sabe, ombudsman é um profissional contratado pela empresa para ser o porta-voz do público, apontando pontos positivos e negativos dos produtos, seja em jornais, revistas ou emissoras. Como a missão não é das mais fáceis, e há uma resistência dos jornalistas e das empresas em ter alguém lhes apontando o dedo no nariz todo dia, o cargo anda meio em baixa... O anúncio da Cultura essa semana traz esperanças pra quem luta pela qualidade dos meios de comunicação.
Segundo o portal Comunique-se (http://www.comunique-se.com.br/), "Rodrigues terá uma coluna semanal no site da TV Cultura. Além disso, fará atualizações diárias com comentários sobre a programação da emissora. Num outro momento, também será concedido um espaço na grade."

2 comentários:

Lucas Fernandes disse...

Luciana,

A TV Cultura certamente sairá ganhando com um ombudsman que almeja levar ao leitor uma programação de qualidade. O canal já faz isso bem, talvez por não sofrer com as pressões da audiência.

É lamentável que os outros veículos de televisão não sigam estes pontos. O telespectador agradeceria.

Bem, deixo também um convite:

Como blogmaster do Sem Fronteiras - http://semfronteirasnaweb.blogspot.com e moderador da comunidade "Blogueiros em ação", com jornalistas/ estudantes e seus diários na web, deixo um convite para que você faça parte dela.

Endereço:
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=58092969

Obrigado desde já e parabéns.

................................................................................. disse...

Hola que tal...
Lu não vai acreditar...
Mas esse deve ser o primeiro comentário de blog q faço na vida... hehe
Portanto ele será histórico!!!
Se der certo claro... hehe

Bom...
Prometo aparecer sempre que possível!!!

Bjos.