quinta-feira, 17 de julho de 2008

Quanto bebe nosso carrinho do dia a dia?

Recebi um email sobre uma suposta conspiração contra os carros elétricos, que seriam a salvação do planeta (e de nosso bolso) não fosse o lobby dos petroleiros. Enquanto não inventam uma Lei Seca para os carros, continuamos tendo de dar de beber a nossos mais queridos meios de locomoção...
Alguém sabe quanto o próprio carro consome realmente de combustível? Os comentários em rodas de conversa, mesas de bar, fóruns na internet e outros espaços de debate não chegam a um consenso. Carros do mesmo modelo, ano, condições de uso semelhantes, e que rodam nos mesmos espaços geográficos fazem, de acordo com o depoimento de seus usuários, relações quilometragem/litro diversas. Tenho um Uno 96, não entendo nada de carros (deu para perceber pelo texto?), mas quero saber quanto tenho realmente que gastar no posto por mês. Fiz uma pesquisa empírica por algumas semanas, abastecendo o suficiente para não ficar na rua, zerando o marcador da quilometragem até achar queestava usando a reserva da reserva. Acho que fiz 11,5 km/litro na cidade... Acho! Muitas pessoas dizem que é pouco para um Uno, outros que é excelente com o motor do meu (sei lá que motor é). Vejo proprietários de veículos falando que têm carro 1.8 e 2.0, e que fazem 10 km/litro na zona urbana. Nunca vi assunto tão controverso. Ainda não sei quanto meu carro realmente consome ou quanto deveria consumir para ser considerado econômico. Alguém conhece alguma tabela que nos livre desta angústia?

Um comentário:

Unknown disse...

tabela?? n existe.. eu acho..
isso depende muito da forma como tu dirige.. meu pai me ensinou que tu tens que andar em baixa rotação pra consumir menos. Eu n sei direito, também n entendo muito mas por uma questão lógica deve ser por ai mesmo. Teu carro tem conta giro?? Faz o teste pra gent e publica aqui.. bjusss