sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Carnaval? Não sei mais...

Sexta-feira, véspera de carnaval... O fato de que irei trabalhar durante as quatro noites está me incomodando menos que a constatação de que não estou no clima "momesco" (que palavrinha horrorosa!). Talvez seja o tempo nublado, a previsão de chuva, ou simplesmente mais um sinal de uma mudança que borbulha aqui dentro. Sempre gostei de carnaval, ou achei que gostava. Na infância, não perdia os bailes de salão, ou o "carnaval de clube", como chamamos por aqui. Tive a transição em que me achava grande para continuar freqüentando as matinés, e ainda era jovem demais para ir aos bailes a noite. Neste fase ficava assistindo as desfiles das escolas de samba do Rio pela tevê. Sabia decór todos os sambas-enredo. Meu primeiro carnaval noturno foi aos 14 anos, quando ingressei no bloco onde faria os próximos 16 carnavais de minha vida. Mesmo quando morava fora de São Gabriel, e tinha que trabalhar em Porto Alegre durante o feriado, vinha, desfilava uma noite, e voltava na madrugada para estar no começo da manhã na rádio, com cara de ressaca, mas firme. Foram vários anos assim até retornar ao carnaval em tempo integral no bloco. Depois deste retorno, em 2002, apenas no ano passado não fiz carnaval na Jupob e, desde que nasci, foi o último ano em que preferi ir para o litoral. Talvez esta quebra tenha me feito perceber que nem gosto tanto assim de carnaval, porque hoje estou mesmo é com vontade de programas mais aconchegantes, como locar filmes, ficar em frente ao dvd comendo pipoca, sozinha ou bem acompanhada, aproveitando para descansar. Só me inscrevi de novo no bloco porque, como terei de estar na rua a trabalho, fazendo a cobertura do desfile para a rádio, corro o risco de me empolgar e querer prolongar a noite como foliã. Também pode ser que minha vontade continue sendo a de ir pra casa e ficar longe das festas do "carne vale". Bom, neste caso o prejuízo terá sido "apenas" financeiro... Só vou descobrir se ainda gosto - ou acho que gosto - do carnaval depois dessa noite, quando, a princípio, iria numa festa a fantasia. Vou ou num vou?

Nenhum comentário: