quarta-feira, 29 de junho de 2016

Frederico, uma pequena grande cidade


Desde março deste ano resido em uma cidade com pouco mais de 28 mil habitantes, localizada na região do Médio Alto Uruguai, no norte do Rio Grande do Sul. Quando soube da possibilidade de vir morar aqui, ouvi vários senões sobre viver em uma cidade tão pequena. Embora já tivesse visitado Frederico Westphalen e tido uma ótima impressão, venho me surpreendendo positivamente a cada dia.
Frederico tem muitos problemas, como qualquer cidade. Asfalto esburacado, lâmpadas sem manutenção, trânsito confuso, conservadorismo, pobreza. Mas é uma cidade que encanta. Para mim, que vivi mais tempo nas regiões Centro e Fronteira Oeste, é inevitável tecer comparações. Sou de São Gabriel, e vivi anos em Santa Maria (morei em Porto Alegre, mas aqui estamos falando de interior), então meu parâmetro é de uma cidade de quase 60 mil habitantes, porque não seria justo comparar Frederico com Santa Maria.
Fred West, como chamamos carinhosamente, conta (há dez anos) com um campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além do Instituto Federal Farroupilha (IFF), Universidade Regional Integrada (URI), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e outras instituições de ensino superior.
A construção civil está aquecida - nunca vi uma cidade deste porte com tantos edifícios novos e outros em construção. Os preços dos aluguéis são bem mais amigáveis do que em Santa Maria, por exemplo (ok, eu disse que não ia comparar as duas, mas cá estou).
O comércio é bem completo: há lojas com vitrines lindas, restaurantes, lancherias e pubs de bom gosto e preços diversos. Dá para acreditar que com R$19,90 se consegue comer em um rodízio de pizza delicioso com direito a buffet livre? Barzinhos com mesas na calçada também não faltam.
Aqui, a cada dois anos, é realizada uma feira multissetorial que deixaria municípios com o triplo do tamanho de Frederico morrendo de inveja. Na Semana Farroupilha, a praça da cidade vira centro cultural. Desde que estou aqui, já teve festival de rock e atrações sertanejas para todos os gostos. Daqui uns dias, Nando Reis e Roupa Nova farão shows na cidade.
As universidades têm cursos de Sociais e Humanas, então os eventos, debates e ações com tom criativo e problematizador trazem ares cosmopolitas para uma cidade ainda tão ligada às tradições católicas.
Na área da comunicação, Frederico me encanta ainda mais. Os jornais e rádios, assim como as agências de comunicação, desempenham um trabalho profissional. Há egressos dos cursos de Comunicação da UFSM empregados e estagiários com oportunidade de exercitar a prática da profissão. Hoje vi um anúncio de uma cooperativa da cidade que está contratando profissionais para atuar no marketing da organização. Eles pedem formados em Jornalismo ou Relações Públicas! Preciso dizer mais alguma coisa? Ok, a cidade é bonitinha demais!

Nenhum comentário: